Uma Estrela à vista
Um Relance da Estrutura e
Sistema da
Grande Fraternidade Branca A.·. A.·.
Faze o que tu queres, há de ser
tudo da Lei
- 1. A Ordem da Estrela
chamada S. S. é, com respeito à sua existência sobre a Terra, uma
organização de homens e mulheres distintos dos seus semelhante pelas qualidades
aqui enumeradas. Eles existem em sua própria Verdade, que é ao mesmo tempo
universal e única. Eles se movem de acordo com suas próprias Vontades, que são
cada qual única, entretanto coerente com a vontade universal. Eles percebem
(isto é, compreendem, conhecem e sentem) em amor o qual é ao mesmo tempo único
e universal.(1)
- 2. A Ordem consiste de onze
graus ou degraus, numerados como segue. Esses números compõem três grupos,
subdivisões da A.·.A.·.; respectivamente as Ordens da S.·. S.·.,
da R.·.C.·. e da A.·.D.·.
A Ordem da S.·.S.·. |
||
Ipsissimus |
|
10º = 1º |
Magus |
|
9º = 2º |
Magister Templi |
|
8º = 3º |
A Ordem da R.·. C.·. (Bebê do Abismo - o laço) |
||
Adeptus Exemptus |
|
7º = 4º |
Adeptus Major |
|
6º = 5º |
Adeptus Minor |
|
5º = 6º |
A Ordem da A.·. D.·. (Dominus Liminis - o laço) |
||
Philosophus |
|
4º = 7º |
Practicus |
|
3º = 8 º |
Zelator |
|
2º = 9 º |
Neófito |
|
1º = 10 º |
Probacionista |
|
0º = 0 º |
(Estes números têm significados
especiais para o iniciado e são comumente empregados para designar os graus.)
As características gerais e
atribuições desses Graus são indicadas pelas suas correspondências sobre a Árvore da Vida,
como pode ser estudado em detalhe no Liber 777.
Abaixo do Probacionista
existe o Estudante:
- Seu dever é adquirir um
conhecimento intelectual generalizado de todos os sistemas de iniciação, tal
como descritos nos livros pescritos pelo Currículo da A.·.A.·. (2) ·
- Probacionista.
- Seu principal; dever é começar
quais práticas ele prefira, e escrever um relatório cuidadoso das mesmas por um
ano.
- Neófito.
- Deve adquirir perfeito controle
sobre o Plano Astral.
- Zelator.
- Seu trabalho principal é
adquirir sucesso completo em Asana e Pranayama. Ele também começa a estudar a
fórmula da Rosa-Cruz.
- Practicus.
- É esperado completar seu
treinamento intelectual e em particular, estudar a Qabalah.
- Philosophus.
- É esperado completar seu treinamento
moral. Ele é provado em Devoção à Ordem.
- Dominus Liminis.
- É esperado demonstrar maestria
em Pratyahara e Dharana.
- Adeptus Minor (externo).
- É esperado realizar a Grande
Obra e alcançar o Conhecimento e Conversação do Sagrado Anjo Guardião.
-Adeptus Minor (interno) -
E admitido à prática da fórmula
da Rosa-Cruz ao ingressar no Colégio do Espírito Santo.
- Adeptus Major
- Obtém um domínio geral da
prática da Magick;
se bem que sem compreensão
- Adeptus Exemptus
- Completa em perfeição todas
essas matérias. Então, ele tem que (a) torna-se um Irmão do Caminho da Mão
Esquerda, ou, (b) é despido de todos os seus poderes e de si próprio, mesmo do
seu Sagrado
Anjo Guardião, e torna-se um Bebê do Abismo;
o qual, tendo transcendido a Razão, nada faz senão crescer no útero de sua mãe.
Então se percebe um
-Magister Templi - (
Mestre do Templo ):
De quem as funções estão
completamente descritas no Liber 418,
como é toda essa iniciação a partir de Adeptus Exemptus. Veja também
"Aha!". Seu principal dever é cuidar do seu " jardim
" de discípulos, e obter uma compreensão perfeita do Universo. Ele é um
Mestre de Samadhi.
- Magus
- Atinge à sabedoria, declara sua
lei (vide Liber
I, vel Magi ) e é um Mestre de toda a Magick no senso mais amplo e mais
elevado desta palavra.
- Ipsissimus
- Está além de tudo isso, e além
de toda compreensão desses de graus inferiores. Porém desses últimos três Graus
vê-se algumas informações adicionais em The Temple of Solomon the King (O
Templo do Rei Salomão), Equinox I ao X e em outros lugares. Deveríamos observar
que esses Graus não são necessariamente atingidos por completo, ou em estrita
consecução, ou manifestados por completo em todos os planos. O assunto é muito
difícil, e inteiramente além dos limites desta pequena monografia. Anexamos, a
seguir, uma descrição mais detalhada.
- 3. A Ordem da S. S. é
composta desses que cruzaram o abismo; as inferências desta expressão podem ser
estudadas no Livro 418, os 14º,
13º,
12º, 11º,
10º e 9º
Aethyrs em particular. Todos os membros da Ordem estão em completa posse
das Fórmulas de Consecução, tanto as místicas, ou de direção para dentro,
quanto as mágicas ou de direção para fora. Eles têm completa experiência de
ambos estes caminhos. Estão todos, entretanto, ligados pelo Juramento original
e fundamental da Ordem, e devotos em suas energias a assistir ao Progresso de
seus Inferiores. Aqueles que aceitam as recompensas de sua emancipação para si
próprio não estão mais dentro da Ordem. Membros da Ordem, estão cada um
intitulados a Ordens dependentes deles mesmos, nas linhas das ordens R.C.
e da A.D., para cobrir tipos de emancipação e iluminação não
contemplados pelo sistema original (ou principal). Todas essas ordens devem, no
entanto, ser constituídas em harmonia com a A.·.A.·. . no que se refere
aos princípios essenciais. Todos os membros da Ordem estão de posse da Palavra
do Aeon em vigor, e governam-se de acordo com ela. Eles podem comunicar-se
diretamente com todo e qualquer membro da Ordem, como bem quiserem. Todo Membro
ativo da Ordem destruiu tudo que Ele é e tudo que Ele tem ao cruzar o Abismo;
mas uma estrela aparece adiante nos Céus para iluminar a Terra, afim de que ele
possua um veículo através do qual possa comunicar-se com a humanidade. A
qualidade e posição dessa estrela, e suas funções, são determinadas pela
natureza das encarnações transcendidas por ele.
- 4. O Grau de Ipsissimus não
deve ser descrito por completo; mas seu princípio é indicado em Liber I vel
Magi. Existe também uma descrição em certo documento secreto que será
publicado quando convier permitir. Aqui diz-se apenas que: O Ipsissimus está
completamente livre de toda e qualquer limitação, existindo na natureza de
todas as coisas sem descriminação de quantidade ou qualidade. Ele identificou o
Ser, não-Ser e Vir-a-Ser, ação, inação e tendência à inação, com todas as
outras triplicidades, não distinguindo entre elas com respeito a quaisquer
condições, ou entre qualquer coisa e qualquer outra coisa com respeito a se é
com ou sem condições. Ele jura aceitar este Grau na presença de uma testemunha,
e expressar sua natureza em palavra e ação, mas a retirar-se imediatamente para
dentro dos véus de sua manifestação natural como ser humano, e manter silêncio
durante sua existência humana quanto à sua consecução, mesmo para com outros
membros da Ordem. O Ipsissimus é preeminentemente o Mestre de todas as
modalidades de existência; isto é, seu ser está inteiramente livre da
necessidade interna ou externa. Sua tarefa é destruir toda tendência a
construir ou cancelar tais necessidades. Ele é o Mestre da Lei de
Insubstancialidade (Anatta). O Ipsissimus não tem relação como tal com qualquer
Ente; Ele não tem vontade em qualquer direção, nem Consciência de qualquer tipo
envolvendo dualidade, pois n'Ele está tudo realizado; como está escrito: "além
da Palavra e do Louco, sim, além da Palavra e do Louco."
- 5. O Grau de Magus é
descrito em Liber I vel Magi, e há também descrições do caráter deste
Grau em Liber 418, nos mais Altos Aethyrs. Existe também uma completa e
precisa descrição da consecução deste Grau no Relatório Mágico da Besta 666. A
característica essencial do Grau é que seu possuidor pronuncia uma Palavra
Mágica Criadora, que transforma o planeta no qual ele vive pela instalação de
novos oficiantes para presidir à iniciação planetária. Isto acontece apenas
durante um " Equinócio dos Deuses " ao fim de um Aeon; isto é, quando
a fórmula secreta que exprime a Lei de ação do Aeon que finda torna-se usada e
inútil para o desenvolvimento subseqüente do planeta. (Por exemplo:
"Sugar" é a fórmula de um bebê; quando os dentes aparecem, marcam o
princípio de um novo "Aeon" cuja "Palavra" é
"Comer".) Por esta razão, um Mago pode somente aparecer completamente
como tal ao mundo apenas a intervalos de alguns séculos; narrações de Magos
históricos, e suas Palavras, são dadas em Liber Aleph. Isto não quer dizer que
um único homem possa atingir este Grau durante qualquer Aeon, no que concerne à
Ordem. Um homem pode fazer progresso pessoal equivalente àquele de "Palavra
de um Aeon"; mas ele se identificará com a palavra corrente, e
exercerá sua vontade para estabelecê-la, a fim de que não haja conflito com o
trabalho do Magus que pronunciou a Palavra do Aeon em que Ele está vivendo. O
Mago é preeminentemente o Mestre da Magick, isto é, sua vontade está
inteiramente livre de desvio interna ou oposição externa; Seu trabalho é criar
um novo Universo de acordo com Sua Vontade. Ele é o Mestre da Lei de Mudança
(Anicca). Para alcançar o Grau de Ipsissimus, ele deve realizar três tarefas,
destruindo os Três Guardiões mencionados em Liber 418, 3º Aethyr; Loucura,
Falsidade e Glamour, isto é, Dualidade em Ação, Palavra e Pensamento.
- 6. O Grau de Mestre do
Templo é descrito em Liber 418,
como indicamos acima. Existem completos relatórios nos Diários Mágicos da Besta
666, que foram projetados no Céu de Júpiter (3) , e de Omnia in Uno, Unus in
Omnibus, que foi projetado na esfera dos Elementos. A Consecução essencial é o
aniquilamento perfeito daquela personalidade que limita e oprime o verdadeiro
ser. O Magister Templi é preeminentemente o Mestre de Misticismo,
isto é, seu Entendimento está inteiramente livre da contradição interna ou
obscuridade externa. Seu trabalho é compreender o Universo existente de acordo
com Sua própria Mente. Ele é o Mestre da Lei de Sofrimento (Dukkha). Para
atingir o Grau de Mago ele deve realizar Três Tarefas:
- a renúncia de Seu deleite no
Infinito para que ele possa formular-Se como o Finito
- aquisição dos segredos práticos
da iniciação e do governo de Seu proposto novo Universo
- e identificação de si mesmo com
a idéia impessoal do Amor. Qualquer neófito da Ordem (ou, como alguns dizem,
qualquer pessoa) tem o direito de exigir o Grau de Mestre do Templo tomando o
Juramento do Grau. É expressamente necessário observar que para fazer tal coisa
é a mais sublime e mais terrível responsabilidade que se é possível assumir, e
uma pessoa não merecedora incorre as mais tremendas penalidades pela sua
presunção.
- 7. A Ordem da R. C. - O Grau
de Bebê do Abismo não é exatamente um Grau, sendo antes uma passagem entre
as duas Ordens. Suas qualidade são inteiramente negativas, sendo fruto da
resolução do Adeptus Exemptus de abandonar para sempre tudo que ele tem
e tudo que ele é. É portanto uma aniquilação de todos os ligamentos que compõem
o ente ou constituem o Cosmos, uma decomposição de todos os complexos em seus
elementos; e tais complexos cessam portanto de manifesta-se, desde que as
coisas só podem se conhecidas em relação e em reação umas com as outras.
- 8. O Grau de Adeptus
Exemptus confere autoridade para governar as Ordens mais inferiores da R.C.
e da A.D. O Adepto deve preparar e publicar uma tese declarando Seu
conhecimento do Universo e Sua proposta para o bem estar e progresso. Ele será
assim conhecido como dirigente de uma escola de pensamento. (A Chave dos
Grandes Mistérios de Eliphas Levi, as obras de Swedenborg, von Eckartshausen,
Robert Fludd, Paracelsus, Newton, Bolyai, Hinton, Berkeley, Loyola, Blavatsky,
etc. etc. são exemplos de tais teses.) Ele terá alcançado tudo, porém o topo
supremo da meditação e deverá estar preparado para perceber que o único curso
possível para si é devotar-se abertamente a ajudar suas criaturas companheiras.
Para atingir o Grau de Magister Templi, ele deve executar duas tarefas;
a emancipação do pensamento pela comparação de toda idéia com a idéia oposta, e
recusa de preferir uma à outra; e a consagração de si mesmo como veículo puro
para a influência da Ordem a que ele aspira. Ele deve então decidir-se quanto à
aventura crítica da nossa Ordem; o abandono absoluto de si mesmo e suas
consecuções. Ele não pode permanecer indefinidamente um Adepto Exemptus; ele é
impelido para a frente pelo irresistível momentum que ele gerou. Se ele falha,
voluntariamente ou por fraqueza, em fazer a sua aniquilação absoluta, ainda
assim ele é arremessado ao Abismo; mas em vez de ser recebido e
reconstruído na Terceira Ordem, como um bebê no útero de Nossa Senhora
BABALON, sob a Noite de Pan, para crescer e ser Si Próprio completamente e
verdadeiramente como Ele não era previamente, ele permanece no Abismo,
escondendo seus elementos em torno de seu Ego como que isolado do Universo, e
torna-se o que é chamado um "Irmão Negro". Um tal ente é
gradualmente desintegrado por falta de nutrição e a lenta mas certa ação da
atração do resto do Universo, a despeito; de seus desesperados esforços para
insultar-se e proteger-se e para aumentar-se através de práticas predatórias.
Ele pode em vez disso, prosperar por algum tempo; mas no fim ele deve perecer,
principalmente quando, com um novo Aeon, uma nova Palavra é proclamada,
a qual ele não pode e não ouvirá, de maneira que continua a trabalhar com a
desvantagem de que tenta utilizar um método obsoleto de Magick, qual um homem
com um boomerang numa batalha em que todos os outros usam rifles (4) .
- 9. O Grau de Adeptus Major
confere Poderes Mágicos (estritamente ditos) de segunda ordem. Seu trabalho é
usá-los para manter a autoridade do Adepto Exemptus, seu superior. (Isto
não deve ser entendido como uma obrigação de servidão pessoal, ou mesmo de
lealdade; mas como uma parte necessária de seu dever de ajuda aos seus
inferiores. A autoridade do Adepto Instrutor e Governante é a base de todo
trabalho ordeiro.) Para atingir o Grau de Adeptus Exemptus ele deve
realizar três tarefas; a aquisição de absoluta confiança em Si mesmo,
trabalhando em completo isolamento, e no entanto transmitindo a palavra de seu
superior clara, poderosa e sutilmente; e a compreensão e uso da Revolução da
roda de força, sob suas três formas sucessivas de Radiação, Condução e
Convecção (Mercúrio, Enxofre e Sal; ou Sattvas, Rajas, Tamas), com suas
correspondentes naturezas em outros planos. Por terceiro, deve exercer seu
completo poder e autoridade para governar os Membros dos Graus mais baixos, com
vigor e iniciativa equilibrados por tal forma a não admitir nem disputas nem
queixas; ele deve empregar, para esse fim, a fórmula chamada "A Besta
copulando com a Mulher" que estabelece uma nova encarnação da deidade;
qual nas lendas de Leda, Semele, Miriam, Pasiphae e outras. Ele deve
estabelecer este ideal para as ordens que ele governa, para que eles possuam um
não tão abstrato ponto de contato para seus estágios pouco evoluídos.
- 10. O Grau de Adeptus Minor
é o principal tema das instruções da A.·.A.·.. É caracterizado pela Consecução
do Conhecimento e Conversação do Sagrado Anjo Guardião (Veja-se o
Equinócio, O Templo do Rei Salomão; A Visão e a
Voz, Oitavo Éter ; também Liber Samekh, etc. etc.). Esta é a tarefa
essencial de todo homem; nenhum outro trabalho possui a mesma importância quer
para o progresso pessoal, quer para a capacidade de auxiliar o próximo. Sem
isto, o homem não é mais que o mais infeliz e mais cego dos animais. Ele tem
consciência de sua incompreensível calamidade e é desajeitadamente incapaz de
repará- la. Com isto, ele é nada menos que o co-herdeiro de deuses, um Senhor
de Luz. Ele está cônscio de seu próprio caminho consagrado, e confidentemente
pronto a percorrê-lo. O Adeptus Minor necessita pouco auxílio ou direção mesmo
de seus superiores na nossa Ordem. Seu trabalho é manifestar a Beleza da Ordem
ao mundo, da maneira que os seus superiores prescrevem, e seu gênio dita. Para
atingir o Grau de Adeptus Major, ele deve realizar duas tarefas;
equilíbrio de si mesmo, principalmente no que se refere às suas paixões, de
forma que ele não tenha preferência para com qualquer curso de conduta sobre
outro; e cancelamento de todo ato pelo seu complemento, de forma que o quer que
ele faça o deixe sem tentação de desviar-se do caminho de sua Real Vontade.
Esse equilíbrio das paixões e dos atos compõe a primeira tarefa.
Segunda tarefa: ele deve manter
silêncio enquanto prega seu corpo à árvore de sua vontade criadora, na atitude
daquela Vontade, deixando que sua cabeça e braços formem o símbolo de Luz, como
que para jurar que todo o seu pensamento, palavra ou ato expressaria a Luz
derivada do Deus com o qual ele identificou sua vida, seu amor e sua liberdade
- simbolizados pelo seu coração, seu pênis e suas pernas. É impossível
estabelecer regras precisas pelas quais um homem possa alcançar o Conhecimento
e Conversação de seu Sagrado Anjo
Guardião; este é o segredo particular de cada um de nós; um segredo que não
é para ser dito, ou mesmo adivinhado por qualquer outro, qualquer que seja seu
grau. Isto é o Santo dos Santos, em que cada homem é seu próprio Alto Sacerdote
e ninguém conhece o Nome do Deus de seu irmão, ou o Rito pelo qual Ele é
invocado.
Os Mestres da A.·.A.·. não
tentaram portanto instituir qualquer ritual para esta Tarefa central da Ordem,
salvo as instruções generalizadas em Liber 418 (Oitavo Aethyr) e o
detalhado Cânon e Rubrica da Missa utilizada, com sucesso, por FRATER PERDURABO
em Sua consecução. Isto foi escrito por Ele mesmo em Liber Samekh. Mas eles tem
tornado pública narrações tais como aquelas em O Templo do Rei Salomão e em
John St. John. Eles tomaram a única atitude apropriada; treinar aspirantes na
teoria e prática de tudo de Magia e Misticismo, para que cada homem possa ser
perito no manuseio de todas as armas conhecidas, e portanto livre para escolher
e usar aqueles que sua própria experiencia e instinto ditarem como devidas quando
ele ensaia o Grande Experimento.O Adeptus Minor é também treinado no
único hábito essencial ao Membro da A.·.A.·.; ele deve considerar todas
as suas consecuções como propriedade primária dos aspirantes menos avançados
que são confiados aos seus cuidados.
Nenhuma consecução é oficialmente
reconhecida pela A.·.A.·. a não ser que o inferior imediato da pessoa em
questão tenha sido preparado, por ele, para substituí-la. A regra não é sempre
rigidamente aplicada, pois causaria congestão, principalmente nos graus menos
elevados, onde a necessidade é maior, e as condições mais confusas; mas nunca é
relaxada na R. C. ou S. S., salvo em Um Caso. Existe também uma regra que os
Membros da A.·.A.·. não se conhecerão uns aos outros oficialmente, salvo
apenas cada Membro seu superior, que o introduziu, e seu inferior que foi por
ele introduzido. Esta regra foi relaxada, e um "Grão Neófito" nomeado
para superintender todos os Membros da Ordem da A.D.. O verdadeiro objeto desta
regra era para prevenir que Membros do mesmo Grau trabalhassem juntos, assim
obscurecendo cada um a individualidade do outro; e também para prevenir que o
trabalho se desenvolvesse em um intercurso social. Os Graus da Ordem da A. D.
estão completamente descritos em Liber 185,
e não há necessidade de amplificar aqui o que lá foi dito. Deve-se, no entanto,
cuidadosamente frisar que cada um desses Graus preliminares contém certas
tarefas apropriadas, e insiste-se sobre a ampla consecução de toda e cada uma
da maneira mais rígida. Membros da A.·.A.·. de qualquer grau não são
obrigados, não se espera deles, e nem mesmo são encorajados a trabalhar em
quaisquer linhas especiais, ou com quaisquer objetivos exceto os estabelecidos
acima.
Há, entretanto, uma proibição
absoluta de aceitar dinheiro, ou qualquer recompensa material, direta ou
indiretamente, por qualquer serviço em relação à Ordem, para lucro ou vantagem
pessoal. A penalidade é expulsão imediata, sem possibilidade de readmissão em
quaisquer circunstâncias. Mas todos os Membros devem necessariamente trabalhar
de acordo com os fatos da Natureza, da mesma forma que um arquiteto deve tomar
em consideração a Lei de Gravidade, ou um marinheiro calcular as correntes
marítimas. Portanto deve, todos os Membros da A.·.A.·. trabalham pela
Fórmula Mágica do Aeon. Eles devem aceitar o Livro da Lei como a Palavra e a
Letra de Verdade, e a única Regra de Vida (5). Eles devem reconhecer a
autoridade da Besta 666 e da Mulher Escarlate tal como está
definida no livro, e aceitarem Sua Vontade (6) como concentrando a Vontade de
nossa Ordem Inteira. Eles devem aceitar a Criança Coroada e Conquistadora como
o Senhor do Aeon, e esforçam-se por estabelecer Seu reino na Terra. Eles devem
reconhecer que "A palavra da Lei é " e que "Amor é a lei,
amor sob vontade".
Cada Membro deve ter por
principal propósito o descobrir para si mesmo sua própria real vontade, e
fazê-lo, e nada mais (7). Ele deve aceitar essas ordens no Livro da Lei
que se aplicam a ele a como necessariamente de acordo com sua verdadeira
vontade, e executar as mesmas ao pé da letra com toda a energia, coragem e
habilidade que ele possa comandar. Isto se aplica especialmente ao trabalho de
extensão da Lei no mundo, em que a prova dele é seu próprio sucesso, o
testemunho de sua Vida à Lei que lhe deu luz em seus caminhos, e liberdade para
percorrê-los. Assim fazendo, ele paga sua dívida para com a Lei que o libertou,
trabalhando sua vontade para libertar todos os homens; e ele se prova ser um
verdadeiro homem em nossa Ordem por querer trazer seus semelhantes à liberdade.
Assim se dispondo, ele se preparará da melhor forma para a tarefa de
compreender e dominar os diversos métodos técnicos prescritos pela A.·.A.·. para
consecução Mística e Mágica Ele estará assim se preparando apropriadamente para
a crise de sua carreira na Ordem, a obtenção do Conhecimento e da
Conversação do seu Sagrado Anjo Guardião. Seu Anjo levará-lo em seguida ao
ápice da Ordem da R.C. e torná-lo pronto enfrentar o indescritível horror do
Abismo que divide a Humanidade da Divindade; ensiná-lo-á a Conhecer aquela
agonia, Ousar aquele destino, Querer aquela catástrofe, e Calar para sempre
quando efetua o ato de aniquilação. Do Abismo Nenhum Homem sai, mas uma Estrela
surpreende a Terra, e nossa Ordem regozija-se acima do Abismo que a Besta
engendrou mais um Bebê no Útero de Nossa Senhora, Sua Concubina, a Mulher
Escarlate, BABALON.
Não há necessidade de instruir um
Bebê assim nascido, pois no Abismo foi purificado de todo veneno da
personalidade; sua ascensão ao mais alto está assegurada, em sua estação, e ele
nem tem necessidade de estações pois está consciente de que todas as condições
não são mais que formas da sua fantasia. Tal é um breve relato, adaptado tão
quanto pode estar à inteligência do aspirante médio ao Adeptado, ou Consecução,
ou Iniciação, ou Magistério, ou União com Deus, o Desenvolvimento Espiritual,
ou estado de Mahatma ou Libertação, ou Ciência Oculta, ou qualquer outro nome
que possa chamar à mais íntima necessidade de Verdade, de nossa Ordem da A.·.A.·..
Está redigido principalmente para despertar interesse nas possibilidades do
progresso humano, e para proclamar os princípios da A.·.A.·..
O esquema dado acima dos diversos
passos sucessivos é exato; as duas crises - o Anjo e o Abismo - são aspectos
necessários de toda carreira. As outras tarefas não são sempre executadas na
ordem dada; um homem, por exemplo, pode adquirir muitas das qualidades
peculiares do Adeptus Maior, e no entanto faltarem-lhe algumas das
qualidades do Praticus (8). Mas o sistema aqui dado descrito mostra a
correta ordem dos fatos, qual são arranjados na Natureza; e em nenhum caso é
seguro para um homem o negligenciar o domínio de qualquer detalhe, ainda que
mais tedioso ou desagradável lhe possa pareça. Freqüentemente um detalhe assim
parece; isto apenas significa quão urgente conquistá-lo. O desgôsto para com o
detalhe, ou desprézo por êle, testemunha uma fraqueza e falta de integridade na
natureza que o repudia; essa falha particular nas defêsas podem admitir o
inimigo no momento crítico de alguma batalha. Pior, a pessoa ficaria
envergonhada para sempre se seu inferior vìesse pedir-lhe conselho e auxílio
sobre o assunto de um tal detalhe e ela não pudesse ser-lhe de serviço! O
fracasso do inferior - seu próprio fracasso também! Nenhum passo à frente, não
importa quão bem esteja conquistado, até que seu inferior esteja preparado
alcançar seu próprio avanço e tomar o seu lugar!
Todo Membro da A.·.A.·. deve
estar armado em todos os pontos, e perito no uso de todas as armas. Os exames
em todos os Graus são estritos e severos; respostas vagas ou descuidadas não
são aceitas. Em questões intelectuais, o candidato deve mostrar-se não menos
domínio de seu assunto do que se êle estivesse passando pelo exame
"final" para Doutor em Ciência ou em Lei numa das melhores
Universidades. No exame de práticas físicas, existem testes estabelecidos. Em
Asana, por exemplo, o candidato deve permancecer imóvel por um certo tempo, seu
sucesso sendo medido por uma chícara cheia de água a transbordar que é colocada
sôbre a sua cabeça; se ele derrama uma gôta, é rejeitado. Êle é provado no
"Espírito de Visão" ou "Viagem Astral" dando a ele um
símbolo desconhecido e ininteligível, para êle; e êle deve interpretar sua
natureza pelo siginificado de uma visão tão exatamente como quanto se tivesse
lido seu nome e descrição no livro, quando ele foi tirado. O poder de fazer e
imantar talismãs é provado como se êles fôssem instrumentos científicos de
precisão, tal como êles são.
Na Qabalah, o candidato deve
descobrir para si mesmo, e provar ao examinador, sem qualquer dúvida, as
propriedades de um número nunca previamente examinado por qualquer estudante.
Em invocação, a fôrça divina deve ser feita tão manifesta e facilmente
reconhecível quanto os efeitos do clorofórmio; em evocação, o espírito chamado
deve ser no mínimo tão visível e tangível quanto os vapores mais pesados; em
advinhação, a resposta deve ser tão precisa quanto uma tese científica, e tão
acurada quanto um inventário; em meditação, os resultados devem soar como o
relatório de um especialista sobre um caso clássico.
Através de tais métodos, a A.·.A.·.
tenciona tornar a ciência oculta tão sistemática e científica quanto a química;
salvá-la da má reputação que graças aos charlatões ignorantes e desonestos que
têm prostituído seus nomes, e aos entusiastas fanáticos e cheios de
preconceitos que têm feito dela um fetiche, tornou-a um objeto de aversão
àquelas muitas mentes cujo entusiasmo e integridade as fazem mais necessitadas
dos seus benefícios, e mais merecedoras de recebê-los. É a única ciência
realmente importante, pois transcende as condições da existência material e
portanto não perecerá com o planeta, e deve ser estudada como uma ciência, com
ceticismo, e com a máxima energia e paciência. A A.·.A.·. possui os
segredos do sucesso; não faz segredo de seus conhecimentos, e se os seus
segredos não são por toda parte conhecidos e praticados, é porque os abusos
associados com o nome de ciência oculta desencorajam investigadores oficiais de
examinar a evidência a sua disposição. Esta monografia foi escrita não apenas
com o objeto de atrair pesquisadores individuais ao caminho da Verdade, mas
também para afirmar a propriedade dos métodos da A.·.A.·. como base para
o próximo grande passo no progresso do conhecimento humano.
O. M. 7º = 4º
A.·.A.·.
Praemonstrator
da Ordem da R.·. C.·.
Dado do
Collegium ad Spirictum Sanctum, Cefalú, Sicília no Décimo Sétimo Ano do Aeon de
Horus, o Sol estando em 23º c e a Lua em 14º i.
- (1) - O Nome da Ordem e
esses de suas três divisões não são desvelados aos profanos. Recentemente
certos charlatães e vigaristas roubaram as iniciais A.·.A.·. a fim de lucrar
pela sua reputação. ·
- (2) - Pedir a quem lhe
entregou este texto ·
- (3) - Isto é, Chesed ·
- (4) - Tal é o caso dos
"cristãos", e especialmente da Igreja Católica no presente. O
"Irmão Negro"está sem contato com a tríade Divina, e recusa de Nossa
Senhora BABALON, porque sabe que essa graça significa (do ponto de vista dele)
a segunda morte.
- (5) - Isso não está em
contradição com o direito absoluto de toda pessoa fazer sua própria Vontade
verdadeira. Mas qualquer Vontade Verdadeira está em necessária harmonia com os
fatos da Existência; e recusar-se em aceitar o Livro da Lei é criar um conflito
na Natureza, como se um físico insistisse em usar uma fórmula incorreta de
mecanismos como base de algum experimento. ·
- (6) -"Suas
Vontades" - não, é claro, seus desejos como seres humanos individuais,
porém suas vontades como oficiais do Novo Aeon. ·
- (7) - Não é considerado
"essencial para a correta conduta" ser um propagandista da Lei, e por
diante; ela pode, ou não, ser a Verdadeira Vontade de qualquer pessoa
particular. Porém desde que o propósito fundamental da Ordem é promover a
Consecussão da humanidade, do membro implicado, pela definição, a Vontade de
ajudar a humanidade pelo significado melhor adaptado para tal.
- (8) - Os talentos naturais
dos indivíduos diferem muito extremamente. Sir Richard Jebb, um dos maiores
estudantes clássicos dos tempos modernos, foi tão inferior em cálculos
mediocres de matemática, que apesar de repetidos esforços não pode fazer uma
"pequena visita" em em Cambridge - de qual a mente mais sombria pode
normalmente ser capaz. Ele foi tão profundamente estimado por seus clássicos
que uma "Graça" especial foi concedida como para matricula-lo.
Similarmente um brilhante Exorcista poderia ser um incompetente Adivinhador. Em
tal caso, a A.·.A.·. rejeitaria desviar-se de Seu sistema; o Aspirante seria
compelido a ficar na Barreira até que conseguisse suplantá-la, embora uma nova
encarnação seja necessária para permitir que isto acontecesse. Mas nenhum falha
técnica de qualquer tipo que seja poderia necessáriamente previní-lo de chegar
nas Duas Tarefas Críticas, desde que o fato de sua própria encarnação prova que
ele tomou o Juramento que entitula-o a alcançar o Conhecimento e Conversação
do Sagrado Anjo Guardião, e à aniquilação desse Ego. Alguém poderia no
entanto ser um Adeptus Minor ou até um Magister Templi, em essência, embora
recusado do reconhecimento oficial da A.·.A.·. tal como um Zelator devido a
(dizer) um defeito nervoso que impediu-o de adquirir a Postura que fosse
"firme e confortável" tal como é requerido pela Tarefa deste grau
No comments:
Post a Comment